quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vídeo - "Educação: E a TV com isso?"




         A televisão é uma mídia cujo dinamismo possibilita atrair a atenção de pessoas de diferentes faixas etárias.
        Crianças geralmente são colocadas em frente à TV para ficarem quietas. Há quem afirme que “foi criado pela televisão”. Essa é uma característica da sociedade das décadas de 1980 até a década de 2000 (hoje, apesar de ainda ser bastante influente, essa mídia compete com outras também bastante poderosas, como a Internet).
       Atualmente, a maior parte dos programas infantis é transmitida por canais “fechados”.  Já os canais abertos transmitem cada vez menos esse tipo de programa.
      Deve-se levar em consideração que, pelo papel de “companheira” que a TV assumiu, não apenas os canais com programação infantil devem ser avaliados quanto ao conteúdo educativo. Outras transmissões televisivas tais quais filmes e novelas são igualmente responsáveis por moldar comportamentos.
      É imprescindível reinverter papéis: a família era a companhia das crianças; com mudanças socioeconômicas, a televisão passou a ter essa função.
      Logo, é de extrema necessidade que a família reassuma a posição de companheira, deixando para a televisão a simples função de entreter (ainda assim, cuidando para que seja um entretenimento compatível com os níveis de entendimento, os quais além de não subestimarem o intelecto, prezem pela criatividade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário